Congregação Santíssima Trindade-Casa Amarela/Recife; Congregação Emanuel-Sucupira/Jaboatão dos Guararapes; Congregação Heróis da Fé/Caruaru; Ponto Missionário em Matriz da Luz/Moreno. Informações: (081)3268-4735 - nivaldogarciape@uol.com.br
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3.16)

quarta-feira, 23 de março de 2011

REUNIÃO DA DIRETORIA NACIONAL, LIDERANÇAS E ORGANIZAÇÕES LIGAS AUXILIARES DA IELB

Esse é o resumo da belíssima e motivadora palestra que Gilclér Regina deu na Reunião da Diretoria Nacional da IELB. Gilclér Regina será o palestrante no Congresso Luterano do Distrito Verdes Mares em julho/2011. Dá pra notar quão maravilhosa e edificadora será essa palavra desse nosso irmão luterano.


Onde queremos chegar?. Esse foi o tema da palestra ministrada pelo consultor de vendas, motivação, gestão e recursos humanos, Gilclér Regina, aos participantes da Reunião da DN (Diretoria Nacional), Lideranças e Ligas Auxiliares da IELB. Umas da primeiras questões abordadas foi a necessidade de termos claras nossas motivações para atingirmos os objetivos. "Os motivados fazem, os desmotivados só reclamam. Isso acontece nas empresas e também na Igreja", afirmou Gilclér. Também destacou que pastores, membros e lideranças precisam ter atitude no atual contexto, pois é isso que faz a diferença no trabalho e no crescimento das organizações.
Gilclér lembrou que nos momentos de crise é que se vislumbram novas oportunidades. "O benefício de uma crise é que somos forçados a pensar diferente, a buscar soluções. A Igreja também precisa se arriscar, se reconstruir pois se isso não acontece corre o risco de comprometer a concretização de suas metas". Enfatizou que  as Igrejas precisam entrar no contexto das novas tecnologias de comunicação para não ficarem de fora do movimento da sociedade. "Hoje não vivemos sem internet, celular, redes sociais. Contudo temos de ficar atentos para não comprometermos os relacionamenots diretos".
A força da união e o movimento das lideranças é que fazem a Igreja crescer, afirmou o palestrante. "Uma Igreja precisa ter lideranças capazes de interagir e desafiar suas congregações. "Não se pode construiu uma Igreja 100% com membros e lideranças 50%". Gilclér lembrou que a vibração e as discussões tratadas em encontros, seminários e congressos, não podem acabar quando acaba a reunião. "Precisamos mostrar o que acontece aqui, nossas idéias e resoluções, não apenas em relatórios, mas com atitudes concretas", destacou.
O palestrante disse que as lideranças precisam compartilhar idéias e soluções. "Compartilhar evita exposições desnecessárias e sempre ajusta o foco do trabalho". Destacou a necessidade de trabalharmos com metas e sem medo. "O medo é o maior ladrão de oportunidades". Gilclér acredita que é necessário mais comprometimento das lideranças da Igreja para que seja possível atingir os objetivos traçados no Planejamento IELB 2014. "Desafio é o que nos motiva e nossa Igreja também é nossa marca, assim como nosso sobrenome e nossa família", disse.
Ao finalizar o palestrante lembrou do maior exemplo de humildade e amor que conhecemos: Jesus Cristo. "Ele teve atitude e amor, com a maior humildade. Isso fez toda a diferença e nos deu salvação e vida eterna", concluiu.

sábado, 12 de março de 2011

A triste e a alegre notícia que todos precisam ouvir


        Rm 5. 12-19
         Este texto nos mostra um grande contraste.  O contraste entre a vida de Adão e a obra de Cristo. Adão deixou para a humanidade a nossa condenação à morte, enquanto Cristo deixou a abundante graça da reconciliação com Deus, que nos conduz à vida. Este é o extremo entre o pecado e o perdão, entre a morte e a vida. Neste texto, Adão e Cristo são colocados em contraste para que a justificação pela fé seja claramente ligada à pessoa e obra de Cristo Jesus e não aos nossos méritos. A leitura do AT para hoje, nos mostra como o pecado entrou no mundo.  Este pecado condenou o ser humano ao abandono de Deus. Mas o amor de Deus foi maior. Este texto mostra a triste e a alegre notícia que todos precisam ouvir.
Alguém poderia dizer que essa coisa de pecado é culpa de Adão e Eva e que a gente não tem culpa nisso. Em parte isso é verdade. Adão é a cabeça de toda humanidade. Por meio dele a morte reinou sobre todos. É o pecado dele que afetou a todos e trouxe a mais dramática conseqüência, nossa condenação à morte.
Mas não podemos colocar a culpa só em Adão. Antes deste texto Paulo já havia afirmado que “todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus”(Rm 3.23). Quando Adão e Eva pecaram, na verdade a raça humana é que pecou. Daí todos são culpados do pecado e merecem a condenação. O pecado de um é o pecado de toda a humanidade e levou a culpa a todos. Isso quer dizer que o pecado é universal. Como conseqüência a morte reina sobre todos e se tornou o destino de todos. O salário do pecado é a morte, diz Paulo.  Por causa do pecado, o germe da morte não poupou a ninguém.
E porque o pecado atingiu a todos e continua atingindo é que nós somos imperfeitos e não temos condições de vencer a morte por forças próprias. Por isso ele diz que não há justo sobre a terra que não peque (Rm 3.10-12). Não tem como fugir, nós somos parte disso. O pecado de Adão nos atingiu de tal forma que, além de não conseguirmos nos livrar dele ainda fez com que a morte se tornasse parte do nosso ser.  E vejam que o ser humano havia sido criado para a vida e não para a morte. Este é o lado triste da notícia.
            O lado alegre é que, mesmo que todos os seres humanos tenham pecado e se extraviado, Deus, no entanto, por sua infinita graça, mostrou-se misericordioso para com o pecador. Em vez de fazer justiça e condená-lo à morte, Deus fez a sua justiça e lhe ofereceu vida. Esta é a nova justiça, revelada por meio de Cristo e oferecida de graça por Deus. Nessa fé podemos ter verdadeira paz e encarar a morte e ainda de presente sermos salvos pela fé.
            Vamos recapitular. De um lado a desobediência do primeiro homem trouxe morte.  De outro lado, a obediência até a morte de cruz de outro, ou seja, de Cristo, trouxe a vida. De um lado está a injustiça de Adão e de outro lado está a justiça de Cristo.  Adão e Cristo, portanto tem um significado universal para a humanidade.  Um traz maldição e morte para todos e o outro traz benção e vida para todos. De um lado somos unidos com Adão pelo pecado e morte, mas de outro somos unidos com Cristo pela graça divina através da regeneração pelo Espírito Santo no batismo. De um lado a transgressão gerou morte, mas de outro, um ato de justiça de Cristo trouxe vida. Uma pessoa trouxe condenação e a OUTRA trouxe graça e perdão.
            É verdade que o “salário do pecado é a morte”, mas a última verdade é que, graças a Deus, temos vitória sobre a morte por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.  E o mais importante é que a graça e o amor de Deus triunfaram sobre o pecado.  Cristo, através da sua justiça e obediência, inverteu a sentença de todos. O que o primeiro estragou, Cristo consertou. Cristo desfez o que o pecado causou de estrago no relacionamento humano para com Deus.  Assim como o pecado de um homem significou a condenação de todos, a ação de justiça de outro Homem significa a absolvição para todos.
            Esta é a alegre notícia que Deus anuncia a todos. Pois a notícia triste já foi vencida por Cristo. Deus quer que todos tenham vida eterna, pela obra de seu Filho. A morte de Cristo não foi o fim da vida, pois ressuscitou no terceiro dia.  Com a sua ressurreição ele destruiu o poder da morte e nos garantiu vida. Só em Cristo está a esperança para a humanidade.
Com esta alegre notícia no coração, vivamos a nossa fé em amor e serviço para Deus e para o próximo. Amém
Rev. David Karnopp            

quarta-feira, 9 de março de 2011

Quarta-Feira de Cinzas

Uma data por muitos conhecida como "ressaca de carnaval". Por outros, "purificação pelos pecados cometidos durante o carnaval".
Na verdade, hoje começa o período do calendário cristão denominado de "QUARESMA". Quarenta dias que antecedem a Páscoa. Neste período lembramos toda a realidade que Jesus teve de passar, rumo ao calvário, para nos salvar. Na Quarta Feira de Cinzas, costumeiramente se usava a CINZA para ser posta na cabeça em sinal de arrependimento, humilhação, purificação, diante da trajetória final de Cristo, para nos salvar da condenação eterna.
Duas questões importantes precisam ser ressaltadas sobre este assunto:
1º A quarta feira de cinzas, quaresma, não são observados para ganhar dignidade diante de Deus. (salvação por obras). Mas sim, nos fazer pensar nas atitudes de minha vida, e pela fé em Jesus me arrepender e pedir perdão dos pecados e buscar uma vida com Deus.
2º Não apenas lembrar em ter uma "Vida com Deus" no perído da quaresma. Nossa vida cristã precisa ser vivida e testemunha todos os dias. Jesus diz aos discípulos: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação" Mt 26.41
Que Deus nos abençoe com muita sabedoria e firmeza na fé, para andarmos sempre no caminho da verdade e da vida. Amém.

Pastor Rev. Cirlei Vorpagel
Paróquia Emanuel de Alto Rio Possmoser, interior de Santa Maria de Jetibá - Espírito Santo.

terça-feira, 8 de março de 2011

Opinião da jornalista Rachel Sheherazade sobre o carnaval

A jornalista Rachel Sheherazade, da TV Tambaú de João Pessoa-PB, na semana antes do carnaval, disse o que pensava sobre a "festa". Corajosa a moça. Parabéns! A verdade, muitas vezes, dói e incomoda, mas quem tem coragem como ela não pode se calar.

Fonte: http://45graus.com.br/dia-internacional-da-mulher-com-a-jornalista-rachel-sheherazade,blog-do-jex,78171.html

quarta-feira, 2 de março de 2011

PROGRAMAÇÃO DO RETIRO ESPIRITUAL 2011
(05-09/03 – PRAIA DE MANGUE SECO – IGARASSU – PE)

 TEMA: CAMINHOS PARA A PAZ

         SÁBADO – DIA 05:
 12:00 Hs – Almoço
13:30 Hs – Abertura
14:00 Hs – Devoção
15:00 Hs – Livre
18:00 Hs – Janta
19:30 Hs – Louvor e Estudo                 
21:00 Hs – Livre
23:00 Hs – Hora de Dormir

         DOMINGO – DIA 06:
07:00 Hs – Café
09:00 Hs – Culto com Santa Ceia
10:30 Hs – Livre
12:00 Hs – Almoço
13:30 Hs – Gincana
17:00 Hs – Livre
18:30 Hs – Janta
19:30 Hs – Filme
21:30 Hs – Livre
23:00 Hs – Hora de Dormir

         SEGUNDA-FEIRA – DIA 07:

07:00 Hs – Louvor Matinal e Café
08:30 Hs – Trilha e/ou Praia
13:00 Hs – Almoço
14:30 Hs – Louvor e Estudo
16:00 Hs – Livre
18:00 Hs – Janta
19:30 Hs – Louvorzão e Mensagem/Estudo
21:30 Hs – Livre
23:00 Hs – Hora de Dormir

         TERÇA-FEIRA – DIA 08:
 07:00 Hs – Café
08:30 Hs – Devoção
09:30 Hs – Livre
12:00 Hs – Almoço
14:00 Hs – Louvor e Estudos em Grupos
15:30 Hs – Preparação para Noite Cultural
18:00 Hs – Janta
19:30 Hs – Noite Cultural
23:00 Hs – Hora de Dormir

         QUARTA-FEIRA – DIA 09:
07:00 Hs – Café
08:30 Hs – Devoção de Encerramento