Congregação Santíssima Trindade-Casa Amarela/Recife; Congregação Emanuel-Sucupira/Jaboatão dos Guararapes; Congregação Heróis da Fé/Caruaru; Ponto Missionário em Matriz da Luz/Moreno. Informações: (081)3268-4735 - nivaldogarciape@uol.com.br
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3.16)

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

31 de Outubro - para ficar na história!


Imagem representando Dr. Martinho Lutero afixando as
"95 Teses" na porta da igreja de wittenberg  em 31/10/1517
Em busca por dias melhores, condições melhores, vida digna, paz e liberdade, no próximo domingo, 31 de outubro, o povo terá oportunidade de fazer a diferença. As eleições para o segundo turno que estão na reta final apontam, segundo promessas, para dias melhores. Independente de quem estará ocupando o mais alto cargo do poder executivo, convém lembrar que este dia ficará na história como marco de um novo tempo. Queira Deus que seja uma benção para todos!
Há 493 anos num outro 31 de Outubro, a história de toda uma sociedade, presenciaria um marco fundamental para história atual. É Verdade que tenha acontecido numa época em que este país era uma colônia, mais explorada do que nunca – num continente há milhares de quilômetros, de uma cidade alemã chamada Wittenberg, onde um homem lançaria 95 teses que influenciariam todo o modo de ver e entender família, política e religião. Quando aqui nem se pensava, lá já se lutava.
A intenção era simples: combater e moralizar práticas absolutamente condenáveis, que estavam tornando a sociedade um antro de exploração. Igreja e Estado se misturavam e faziam de todas suas atividades um verdadeiro comércio, onde o suborno imperava. A família estava em decadência se não pior, semelhante a atual.
Aquele 31 de Outubro, desafiaria a várias gerações e continua desafiando as atuais: transformando igrejas em instrumentos de Deus para proclamação do Evangelho, ou seja, tarefa única de ensinar e levar pessoas a fé em Cristo Jesus; não de comércio de perdão, venda de indulgências ou todo tipo de prática anti-cristãs, mas voltadas no Salvador.
A história seria diferente com a luta por um Estado laico, independente dos poderes eclesiais. A educação seria defendida como oportunidade de cada família.
Aquele  último dia de Outubro ficaria e ficará na história, pois foi uma volta as fontes, bases, de um cristianismo comprometido com a vida e o bem estar de todos, acima de tudo, apontando para  a três verdades: Somente pela Fé (em Cristo), Somente pela Escritura (base do cristianismo), Somente pela Graça (de  Deus por toda humanidade).
Se hoje podemos ter uma educação cada vez mais levada a sério, uma política que não deve (ou deveria) interferir na igreja (nem o oposto), acesso claro e em nossa linguagem da Palavra de Deus, onde Ele fala nossa língua; devemos àquele 31 de Outubro, aos reformadores da igreja e da sociedade do século XVI. Se hoje colhemos frutos, suas semente foram lançadas num 31, como muitos outros,  para ficar na história!
Que a política e o cidadão, como afirmados pelo reformador Martinho Lutero, sejam uma bênção parra todos,  não importa qual dia do mês ou ano, podemos fazer diferente nossa história!

Márlon Hüther Antunes, Teólogo e Pastor da Igreja Luterana em Maceió-AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário