Congregação Santíssima Trindade-Casa Amarela/Recife; Congregação Emanuel-Sucupira/Jaboatão dos Guararapes; Congregação Heróis da Fé/Caruaru; Ponto Missionário em Matriz da Luz/Moreno. Informações: (081)3268-4735 - nivaldogarciape@uol.com.br
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3.16)

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

12 DE OUTUBRO – DIA DA CRIANÇA

AS CRIANÇAS SÃO O MÁXIMO

“Se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças,
nunca entrarão no Reino do Céu” (Mt 18.3 – NTLH).
                                                                                                                             

"Depois disso, algumas pessoas levaram as suas
crianças a Jesus para que ele as abençoasse, mas
os discípulos repreenderam aquelas pessoas.
Quando viu isso Jesus não gostou e disse: — Deixem
que as crianças venham a mim e não proíbam que
elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas
que são como estas crianças. Eu afirmo a vocês que
isto é verdade: quem não receber o Reino de Deus
como uma criança nunca entrará nele.Então Jesus
abraçou as crianças e as abençoou, pondo as mãos
sobre elas" (Marcos 10. 13-16).
            As crianças merecem um dia em sua homenagem. Afinal, não são elas os frutos do amor conjugal, o brilho encantado dos lares, o futuro da nação e, para muitos, o sentido da vida?
            Biblicamente, os filhos são dádivas especiais de Deus aos pais para a sua alegria em meio a lutas e dificuldades (Sl 127.3).
            Por exemplo, depois que Adão e Eva caíram em pecado e foram expulsos do jardim do Éden, tamanha foi a alegria pelo nascimento do primeiro filho, que Eva exclamou: “Com a ajuda de Deus, o Senhor, tive um filho homem” (Gn 4.1).
            Semelhantemente, Sara, esposa de Abraão, após a longa e paciente espera pelo cumprimento da promessa de Deus, assim exclamou ao conceber Isaque: “Deus me deu motivo para rir” (Gn 21.6)
            Todavia, entre tantos exemplos, nenhum foi revestido de maior significado que o nascimento do Menino-Deus, Jesus. Ao Cântico de Maria (Lc 1.47), que já expressava a profundidade pessoal da alegria e do significado do seu nascimento, se junta, em tom de universalidade, o Coro dos Anjos, nas palavras: “Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês – o Messias, o Senhor!” (Lc 2.11).
            Na visão e nos propósitos salvíficos do Senhor e Mestre Jesus, as crianças merecem muito mais do que um dia em sua homenagem. Para ele, as crianças precisam ocupar um lugar de destaque máximo na reflexão das pessoas em geral e, particularmente, na vida e nas responsabilidades dos pais.
            O Reformador Matinho Lutero foi pai de seis filhos. Ele gostava de se entreter com eles e se alegrava com os seus brinquedos. Certa vez, quando o pequeno Martinho brincava com uma boneca, dizendo que ela era sua noiva, Lutero comentou: “Tão sincera e destituída de malícia e hipocrisia teria sido a nossa vida no paraíso. Por isso, as criancinhas são como os passarinhos, que falam e agem com simplicidade e naturalidade”. Quando ele observava como os meninos brigavam, mas logo em seguida voltavam a entender-se, ele disse: “Senhor, como é agradável aos teus olhos esse viver e brincar das crianças”.
            As crianças são o máximo – no amor, na ternura, na inocência, na pureza, na hospitalidade, na sociabilidade e no espírito prestativo. Elas também são o máximo – para sorrir, sonhar, contagiar, desejar, acatar conselhos e disciplina, confiar, obedecer, participar, perdoar, compreender e ajudar.
            Por tudo isso, queridos pais, sejam do lar (pais, mães ou responsáveis), da igreja (pastores, mestres ou anciãos) ou da sociedade (professores e autoridades), cuidemos das nossas crianças com carinho, dedicação e amor. Vamos dispensar tempo para estar e conversar com elas. Vamos investir na sua educação bíblica e cristã, com a finalidade de elas igualmente conhecerem, confiarem e amarem real e profundamente o Salvador Jesus. E, como elas, vamos estar no centro das atenções de Jesus, revestidos de humildade, docilidade, pureza, confiança, curiosidade e disposição para avançar no conhecimento da sua Palavra, além de amor e prazer no serviço de amor a Deus e aos nossos semelhantes. Pois, como disse o próprio Jesus, “Se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu”.
            Feliz Dia das Crianças!
            Deus nos abençoe a todos!

            Oração: “Amado Pai celestial, abençoa as crianças espalhadas pelo mundo inteiro. Que, sobretudo, elas sejam também alcançadas pelo evangelho e aprendam a crescer na graça e no conhecimento de Jesus. Para tanto, que os teus servos, pais cristãos, pastores e mestres, se apresentem em toda parte como instrumentos vivos, cheios das virtudes do Espírito Santo, para agirem com sabedoria e eficiência na sua educação e cuidado, a fim de que aprendam a ser cidadãos honestos, honrados, equilibrados e propagadores igualmente da tua salvação e vontade aos seus descendentes. Em nome de Jesus. Amém.


REV. NIVALDO GARCIA.                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário